Tranco e Barranco

sexta-feira, janeiro 05, 2007

Avião record em Velocidade [interessante]




O Lockheed SR-71 Tipo A, também conhecido por Blackbird, é um avançado avião de reconhecimento estratégico (daí o "SR": Strategy Recognition) de longo alcance desenvolvido pela Lockheed a partir dos projectos YF-12 e A-12. O famoso Clarence Johnson é o nome por detrás de muitos dos conceitos avançados da aerodinâmica deste avião. Sua fuselagem foi feita com ligas de titânio para suportar as altas temperaturas em torno de 200 a 300 graus celsius causada pelo atrito com o ar em virtude de sua alta velocidade. Como sua fuselagem foi feita em placas para poder se dilatar durante o vôo, o SR-71 é conhecido por vazar quando está no chão e por seu fluido hidráulico congelar em temperaturas de 30ºC, além do seu modo peculiar de ativação dos motores, por ser uma turbina de grande porte, a J-58 era um motor pesado demais (9 estágios de compressão de fluxo axial) para um sistema pneumático comum, a ativação era feita por um motor V-8 envenenado ligado por engrenagens diretamente no eixo da turbina. Seu vôo em altas temperaturas também não seria possivel sem o combustível especial desenvolvido para ele, o JP-7, que era tão viscoso e pouco volátil que era possivel apagar facilmente um fósforo aceso num balde de JP-7. O Blackbird também foi construído em versão com acomodações para dois tripulantes em assentos tandem, ficando o piloto no cockpit da frente, enquanto o operador de sistemas está no cockpit de trás. Para as missões em grandes altitudes e velocidades, ambos os tripulantes usavam uma roupa pressurizada, que lembra os primeiros trajes dos astronautas. Para sua construção, foram criadas máquinas ferramentas (máquinas operatrizes) com o fim específico da construção dos componentes para este avião. Quando do encerramento de sua produção, as máquinas foram destruídas, impossibilitando assim que novas peças e/ou unidades do SR71 fossem feitas novamente e, depois que a guerra acabou, não era mais viável continuar com um avião com hora de vôo de custo tão elevado. Apenas 3 se mantêm ativados pela Nasa para estudos

VELOCIDADE MÁXIMA: 3.532 km/h
Primeiro vôo: 22 de Dezembro de 1964